Quando aparece a mensagem Pix em Processamento, vários podem ser os motivos. Portanto, neste artigo mostraremos o que pode ser feito!

Pix em processamento: Saiba o que é e como resolver esse problema!

Você foi, fez um Pix e de repente ao invés de receber a mensagem que a transferência foi realizada se deparou com uma mensagem “Pix em processamento”?

Essa é uma situação difícil de acontecer, mas às vezes ocorre. Nesses casos é preciso saber agir, uma vez que se trata de uma situação de instabilidade do sistema.

Aliás, nem sempre os motivos são causados por conta da instabilidade, muitas vezes podem estar relacionados a falhas de conexão e configuração errada na hora de fazer a transação.

Mas como resolver esse problema? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Então continue a leitura mais 3 minutinhos e descubra!

Pix em processamento: o que é?

Toda transferência via Pix precisa ser concluída em um prazo de 10 segundos, que é determinado pelo Banco Central. Quando isso não acontece aparece a mensagem “Pix em Processamento” e, provavelmente, o valor ainda não foi enviado ao destinatário.

Conforme dissemos, várias são as razões que podem resultar nesse problema, mas para entender os motivos, é importante compreender como esse sistema do Banco Central funciona.

Imagine que você quer mandar uma encomenda para alguém via Fedex Correios. Você precisa do endereço do destinatário, certo? Assim como precisa também que o entregador faça a coleta na sua casa.

Fazendo um comparativo, o endereço, no caso, é a chave Pix e o entregador é o app que você usa para fazer a transferência. Já a empresa que vai pegar a encomenda e encaminhar é o sistema do Banco Central.

Se por algum motivo você inserir o endereço errado, ou der algum problema em alguma parte desse processo, ele não será concluído. O mesmo acontece com o Pix.

Mas atenção: Pix em processamento não é a mesma coisa que Pix em análise. Nesse segundo caso, o Pix foi feito, só que o Banco Central está se certificando que não há nenhum tipo de fraude ou golpe do PIX na transação.

Quais os motivos do Pix ficar em processamento?

Existem 4 grandes motivos para que o Pix fique em processamento, que são:

  1. problemas com a sua internet;
  2. falhas no aplicativo;
  3. problemas no sistema bancário;
  4. chave Pix inserida errada.

Problemas com a sua internet

Nesse caso, o que resultou o problema é a instabilidade da sua conexão com a internet. Portanto, se o seu aparelho não consegue enviar as informações para o app do banco, a transação não será realizada.

Geralmente, esse é um problema mais comum quando você usa internet 3G ou 4G. Para tentar fazer novamente a transação é preciso se certificar que a sua internet esteja funcionando normalmente.

Falhas no aplicativo

Lembra da história da entrega da encomenda? Na analogia que fizemos, o entregador é como se fosse o app do banco. Agora imagine se durante o percurso ele sofresse algum acidente, ou algo parecido?

Certamente a encomenda iria atrasar. O mesmo pode acontecer com algum problema dentro do app do banco. Um servidor pode ficar fora do ar, pode ocorrer problemas de conexão, e tudo isso interfere no Pix mesmo sendo Pix Parcelado.

Quando isso acontece, o único jeito é esperar o sistema voltar a funcionar, ou então tentar enviar o dinheiro por meio de outro aplicativo. Por isso, o ideal é ter contas em mais de um banco.

Erros no sistema bancário

A outra falha pode acontecer quando o próprio sistema do Banco Central sofre com alguma instabilidade. É raro, mas acontece. Nesse caso, não há como enviar dinheiro por nenhum app de banco, pois todos estarão fora do ar.

Qual a solução então? Uma delas é esperar que o sistema se normalize, a outra é fazer uma transação via TED ou então sacar o dinheiro e depositar para quem você deseja.

Veja também: PIX fora do ar: entenda os motivos e como fazer para enviar seus pagamentos

Chave Pix inserida errada

A última causa que pode resultar na falha do envio do Pix é inserir de forma errada a Chave Pix. Nesse caso, é crucial revisar todos os dados para configurar a transação.

Então o que você precisa fazer é ver se a chave está no formato certo, ou se você não errou nenhum tipo de dígito. Se estiver tudo certo é necessário entrar em contato com quem vai receber, pois certamente a pessoa passou algum dado errado.

Leia também:

  1. Golpe do PIX: Saiba como se Prevenir e Conheça os Principais Tipos de Fraude com o PIX;
  2. PIX Aumenta Score? 11 Mitos e Verdades Sobre o PIX

O que fazer quando o Pix fica em processamento?

Falamos acima sobre as principais causas do Pix em processamento, mas você pode se perguntar: e o que faço quando isso acontece? Bem, nesse caso é importante que você:

  1. revise os dados da transação;
  2. tente identificar o problema;
  3. reinicie o seu aparelho;
  4. entre em contato com o banco;
  5. aguarde alguns minutos.

Revise os dados da transação

Assim que o problema acontecer, a primeira coisa que você tem que fazer é revisar os dados, pois há uma grande chance do problema ser em alguma informação errada.

E fora isso, você poupa tempo tentando resolver outros problemas, quando na verdade ele pode estar em um simples erro de digitação.

Tente identificar o problema

Se você revisou os dados e eles estão todos corretos, mas o problema persiste, chegou a hora de ter calma, respirar fundo e tentar encontrar onde está a causa.

A primeira decisão é testar a sua conexão com a internet. Assim você se assegura de que está tudo certo com ela. Se tudo estiver certo, então é o momento de testar o app do banco.

Assim sendo, entre no aplicativo de uma outra instituição bancária e tente fazer a transferência. Se ainda assim não der certo, é hora de ir para o próximo passo.

Reinicie seu aparelho

Antes de concluir que o problema está no sistema do Banco Central, reinicie o seu aparelho. Sabe por quê? Porque muitas vezes ele pode estar processando muitas tarefas ao mesmo tempo.

Então pode ser que esteja faltando memória e poder de processamento. Muitas vezes ao reiniciar, tudo se normaliza. Por isso, essa é uma ação importante, mas se ainda assim o problema continuar, é hora de ir para o próximo passo.

Entre em contato com o banco

Se você tentou de tudo, e ainda assim o Pix não está funcionando, é preciso então entrar em contato com o banco para saber se há algo de errado.

Certamente o banco saberá te responder se está ocorrendo algum tipo de instabilidade e o tempo que ainda vai demorar para que tudo seja restabelecido.

Aguarde alguns minutos

Por fim, se tudo o que você tentou não deu certo, há uma grande chance do problema estar no sistema do Banco Central, e aí sabe qual é a solução? Esperar.

Normalmente, esse tipo de problema acontece por conta da instabilidade do sistema do Pix, e dura somente alguns poucos minutos e depois é restabelecido. Então espere um tempinho e tente novamente.

Leia mais:

  1. Comprovante de PIX falso: saiba como identificar o golpe;
  2. PIX WhatsApp: Dicas de Configuração e Dicas para Garantir Sua Segurança;
  3. PIX Automático: Guia Completo.

Pix em processamento: como cancelar?

Você já notou que quando um Pix está em processamento é porque algo deu errado. Mas nesse caso você pode se perguntar: e agora, como estornar?

A verdade é que não há como cancelar o Pix. Dessa forma, restam duas alternativas: uma esperar que ele seja concluído e o dinheiro enviado para o destinatário, outra que seja cancelado pelo próprio sistema.

Isso quer dizer que o dinheiro não será perdido, ou ele vai para o destino ou volta para a origem. Ainda que tenha um problema no meio do caminho, ele será resolvido.

Mas e se após uma hora o valor não cair na conta do destinatário? Se acontecer dele não receber o valor do Pix, então é o momento para você entrar em contato com a instituição bancária e ver como proceder.

Quanto tempo demora um processamento do Pix?

Quando você manda um Pix para outra pessoa, a transação acontece de maneira muito rápida e não demora mais que 10 segundos, mas quando o Pix entra em processamento, aí a conversa muda.

Nesse caso não há um tempo específico para o problema ser resolvido. Pode demorar segundos, minutos ou até mesmo horas. Tudo depende de qual é a origem do problema.

Se a causa estiver no sistema do Banco Central ou no app do banco, então o problema pode demorar mais, pois é necessário que a situação seja restabelecida.

Agora se o problema for de instabilidade na internet, o Pix será cancelado automaticamente, ou então será feito assim que a conexão se resolver.

Portanto, o ideal é ter paciência e identificar a origem do problema, pois somente assim é que você será capaz de resolvê-lo mais rapidamente.

Será que Pix e Drex são a mesma coisa? Veja esse vídeo e confira as diferenças 👇

E para finalizar: como fazer um Pix corretamente?

Como podemos ver ao longo deste artigo, o Pix em processamento é um problema comum que pode acontecer por conta da instabilidade no sistema do banco, do aplicativo ou até mesmo do Banco Central.

Por isso, a solução é primeiramente descobrir onde está o problema, para depois tentar corrigi-lo. Quanto mais rápido ele for identificado, mais rápido será corrigido.

Mas para evitar esse problema, tente tomar algumas precauções como verificar se a chave Pix está correta e se os dados dos destinatários estão certos.

Além disso, evite usar rede wi-fi pública, e priorize a internet de banda larga para evitar falhas bem no momento em que estiver realizando uma transferência.

São cuidados que podem fazer toda a diferença na hora de você enviar um Pix. Gostou? Então visite o blog do Acordo Certo e confira outros artigos como esse!

FAQ: Perguntas frequentes

Pix em processamento mais de 24 horas: o que fazer?

Se o Pix estiver em processamento há mais de 1 dia, tente reiniciar o seu app para liberar a memória, ou então desinstalar e reinstalar o aplicativo do banco. Se ainda assim o problema não for resolvido, entre em contato com a instituição bancária para saber a melhor forma de proceder nessa situação.

O que acontece quando o Pix da Caixa fica em processamento?

Caso você tenha feito um Pix e ele estiver “Em processamento”, mesmo tendo passado 24 horas, então é necessário consultar o extrato para ver se ocorreu o débito na conta. Em caso positivo, ele foi enviado e a transação foi concluída com sucesso.

Como cancelar um Pix em processamento Banco do Brasil?

Ainda que esteja em processamento, uma vez que foi realizada a transação, ela não pode ser cancelada ou estornada. Até porque a liquidação da transação acontece em tempo real. Mas é possível entrar em contato com o recebedor e pedir o estorno do valor.

Pix em processamento Inter: o que fazer?

Caso o Pix feito pelo Banco Inter esteja em processamento, o ideal é esperar 24 horas, e se ainda assim o problema não for sanado, entrar em contato com a instituição para saber se o dinheiro foi enviado para o destinatário, ou se foi estornado para sua conta.

Pix em processamento Nubank: como resolver?

Assim como em qualquer outra instituição bancária, para resolver um Pix em processamento no Nubank é necessário esperar 24 horas para ver se haverá o estorno ou a compensação na conta do destinatário. Passado esse período, é preciso entrar em contato com o banco.

O que fazer com Pix em processamento Banco do Brasil?

Assim que a transação tenha sido confirmada, não há como reverter. É necessário então, esperar. Até porque o dinheiro vai ser compensado na conta do destinatário, ou será estornado para a conta do remetente, que pode realizar a operação novamente depois disso.

Como resolver Pix em processamento PicPay?

Primeiramente é necessário ir até o extrato do banco e clicar em “Pix em processamento”. Caso o valor ainda não tenha saído da sua conta, é possível cancelar o pagamento que automaticamente ele não será realizado, e então você pode fazê-lo novamente.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?