Não está conseguindo aprovação de crédito? Pode ser que você esteja com CPF negativado. Veja com consultar e como sair dessa situação.

CPF Negativado: O que é e como consultar

Solicitou um novo cartão de crédito e a solicitação foi negada? Tentou obter um empréstimo, mas a aprovação não chegou? Talvez você esteja com pendências e com o CPF negativado. 

Quando acontece o esquecimento ou o não pagamento de um boleto dentro da data combinada, as empresas credoras se esforçarão para negociar com você. Mas depois de diversas tentativas sem sucesso, estas empresas podem optar por negativar seu nome, impactando sua situação financeira.  

Mas calma que essa é uma situação bem comum no nosso país, e muitas pessoas precisam entender como sair do CPF negativado e organizar suas vidas financeiras. É por isso que hoje vamos compartilhar dicas para fugir desta situação e melhorar seu bem-estar financeiro. Continue lendo.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo 🔊

CPF Negativado: O que é 

Já ouviu falar de CPF negativado? Isso acontece quando o nome associado ao número do CPF está registrado em um cadastro dos Órgãos de Proteção ao Crédito, como Boa Vista ou SPC. Basicamente, é o que chamamos de forma popular estar com o famoso e temido “nome sujo”, ou “CPF sujo”. 

Estar com CPF negativado significa que tanto o seu nome quanto o CPF enfrentam limitações de crédito devido a contas não pagas, que se acumularam em forma de dívidas. Explicando de outra forma: aqueles que estão endividados ou enfrentando um momento de superendividamento provavelmente também têm restrições de crédito registradas em Órgãos de proteção ao Crédito. 

Esse processo acontece quando você realiza uma compra de produto ou serviço em uma empresa e não consegue quitar o pagamento. Nessa situação, a empresa credora, após várias tentativas de cobrança, opta por registrar o seu nome em um Órgão, como a Boa Vista ou o SPC. Esse ato de registro é o que se conhece como “negativação”. 

Assim, as empresas solicitam a negativação das pessoas, mas é o Órgão de proteção ao crédito que faz efetivamente a ação de negativar e adicionar as restrições ao histórico de crédito, inclusive impactando negativamente o score do CPF.  

O que acontece quando o CPF é negativado 

Quando o seu CPF é negativado, isso gera várias consequências para sua vida financeira, principalmente. E as mais comuns são: ter restrições e respostas negativas de bancos ao pedir novos empréstimos e financiamentos e ter mais desafios e dificuldades em obter aprovação de créditos em geral. 

Por que meu CPF foi negativado 

Você fica com o CPF negativado por causa da falta de pagamento de uma conta ou dívida, como por exemplo: 

  1. As contas de serviços básicos, como conta de água ou energia 
  2. Boletos de IPTU ou IPVA  
  3. Aluguel da sua casa ou apartamento 
  4. Parcela de um empréstimo ou financiamento 
  5. Fatura de cartão de crédito 

Como saber se meu CPF está negativado 

Descobrir se você está com o CPF negativado é incrivelmente simples: basta consultar o CPF na Acordo Certo! Através do nosso site, você terá acesso às suas dívidas e poderá aproveitar a oportunidade de renegociá-las com descontos de até 99%. Confira os passos abaixo: 

  1. Insira o seu CPF em nosso site 
  2. Complete o seu cadastro 
  3. Crie uma senha de seis dígitos 
  4. Acesse a nossa plataforma e visualize as dívidas associadas ao seu CPF 
  5. Aproveite para ver as ofertas de negociação 

Além disso, você também pode fazer esta mesma consulta através do site Boa Vista Consumidor Positivo. 

“Se você acha que não tem nenhuma dívida, dá uma olhada mesmo assim, por que tem gente que tem dívida, e, às vezes, nem sabe!” Eduardo Feldberg – Primo Pobre

@acordocerto Dica do dia com o @Eduardo Feldberg l Primo Pobre 💙 #dividas #primopobre #acordocerto #renegociaçãodedívidas #educacaofinanceira #financaspessoais #dinheiro #cartaodecredito ♬ Funk de Natal – Dj Rique Sales

CPF Negativado e Nome Sujo, são a mesma coisa?

As expressões “nome sujo” e “estar negativado” têm o mesmo significado, e indicam a situação em que o seu nome e CPF são registrados em um Órgão de Proteção ao crédito devido a uma dívida não quitada. Como consequência dessa negativação, acontecem restrições no acesso ao crédito, resultando em dificuldades para obter aprovação de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outros produtos financeiros. 

O que não pode fazer com CPF Negativado: as desvantagens do nome sujo 

Infelizmente, estar com o CPF negativado pode resultar em diversos problemas: além de bloquear o acesso ao crédito, também fica mais difícil conseguir aprovação de financiamentos, a abertura de contas bancárias e a realização de compras parceladas. Além disso, a restrição do CPF pode levar a cobranças excessivas, bem como gerar juros e multas que podem aumentar ainda mais o valor da dívida.

Veja mais motivos para evitar a situação de CPF com restrições: 

  1. Queda na sua pontuação score de crédito
  2. Dificuldade em conseguir aprovações de crédito
  3. Dificuldade em conseguir certos tipos de cartões
  4. Dificuldades ao realizar compras a prazo
  5. Restrições em financiamentos imobiliários
  6. Aumento das taxas de juros: mesmo se conseguir empréstimo online urgente com score baixo ou cartão de crédito para score baixo, é provável que as taxas de juros sejam mais altas em comparação com aqueles que possuem o CPF regular
  7. Ações judiciais: as empresas podem buscar ações judiciais para recuperar dívidas em atraso, como mandar seu nome para protesto. Aliás, você pode aprender como consultar protesto para entender se aconteceu isso com você

Como consultar o CPF Negativado na Acordo Certo 

Verificar se o seu CPF é negativado é um processo extremamente simples: basta consultar o CPF na Acordo Certo! Ao realizar essa consulta, além de visualizar suas dívidas, nós também apresentamos quais delas estão negativando o seu nome no Órgão de Proteção ao Crédito Boa Vista. 

Ao fazer login na nossa plataforma, você já consegue ver se existem dívidas no seu nome ou não. Logo abaixo, ao descer a página, você tem acesso à sua pontuação score, assim como ao serviço de monitoramento de CPF.  

Por fim, no mesmo local onde está sua pontuação score, você verá se existem dívidas negativas ou não, pois aparecerá uma mensagem te informando do seu status. Por exemplo, se você não tem dívidas que deixam seu CPF negativado, a mensagem é a seguinte “você não tem dívidas negativando seu nome”.  

Lembrando que esta consulta é 100% online e gratuita. Aproveite! 

Como resolver o CPF negativado 

Faça um acordo de suas dívidas 

Se a ideia é mudar o quadro de CPF negativado, a solução principal está na renegociação das suas dívidas.  

Acesse o site da Acordo Certo e faça um acordo de dívida para finalmente sair das pendências financeiras e ainda aproveitar descontos incríveis. Escolher negociar conosco traz vantagens como a flexibilidade nas formas de pagamento (você pode escolher pagar com cartão de crédito ou boleto), a possibilidade de parcelar o acordo em até 24 vezes e a tranquilidade de evitar ligações de cobrança (nosso processo é 100% online, por isso nós não vamos te ligar!) 

Organize suas finanças 

Para finalmente sair das dívidas e resolver o CPF negativado, é crucial reavaliar seus hábitos financeiros e organizar suas finanças. Crie um levantamento detalhado de todas as despesas mensais fixas (como aluguel, mercado, condomínio, conta de água e luz, etc.) e dívidas (classifique todas elas por valor, prazo de pagamento e taxa de juros e depois calcule o montante necessário para quitar todas as dívidas e busque negociações). 

Quer fazer esta organização de forma mais organizada e fácil? Use nosso planejador abaixo! 

Calculadora de Orçamento Pessoal

Quanto você recebe por mês? E o quanto gasta? Descubra aqui!

Resultado do seu orçamento mensal

Sua renda mensal é
Seu gasto mensal é

Pague suas contas em dia 

Manter o pagamento das suas contas em dia, mesmo com o CPF negativado, também é uma atitude crucial e importante para seu score e histórico financeiro. Sempre que possível, busque quitar as dívidas que estão afetando a sua situação.  

Conseguiu sair da negativação? Ótimo, agora continue mantendo um histórico positivo de pagamentos, pois essa atitude é essencial para melhorar o seu score de crédito e, consequentemente, aumentar as chances de obter crédito, inclusive em situações de urgência. 

Cadastre no Consumidor Positivo (Cadastro Positivo)

Ative os benefícios do Cadastro Positivo e construa um histórico financeiro que vai impactar positivamente no seu CPF.  

Enquanto sistemas de pontuação se concentram em inadimplências, como contas não pagas e dívidas, o Cadastro Positivo valoriza o cumprimento das suas obrigações financeiras, incluindo pagamentos em dia de contas de água, luz, telefone, empréstimos e financiamentos.  

Ativar o Cadastro Positivo traz inúmeras vantagens, aumentando suas chances de aprovação de crédito e contribuindo para melhorar a sua pontuação de crédito. A ativação é gratuita e você pode fazer pelo site do Consumidor Positivo Boa Vista.  

E depois de ativar, não se esqueça de manter suas informações cadastrais atualizadas. Para fazer isso, é só consultar Cadastro Positivo através do site Consumidor Positivo Boa Vista e rever seus dados. Se alguma coisa estiver desatualizada, como renda, endereço e telefone, é só clicar para atualizar.

Monitore seu CPF de graça na Acordo Certo 

E temos uma dica adicional para te ajudar a evitar o CPF negativado: utilize o monitoramento gratuito do CPF oferecido pela Acordo Certo.  

Ao monitorar, você consegue visualizar as dívidas no seu nome, a sua pontuação score e ainda descobrir quais empresas consultaram o seu nome nos últimos meses. Essa ferramenta é gratuita e ajuda a prevenir fraudes. Legal, não é? 

CPF Negativado, nunca mais: limpe seu nome na Acordo Certo! 

Ponha um fim ao CPF negativado: aqui na Acordo Certo, é possível acabar com as dívidas e recuperar sua boa reputação financeira de forma 100% online.  

E, para reforçar a ideia, é importante lembrar da importância de manter um histórico de pagamentos positivo e evitar novas dívidas para garantir um CPF regular e uma organização de finanças eficaz, que te ajuda a alcançar liberdade e estabilidade financeira. Com a adoção desses hábitos saudáveis, é possível desfrutar de mais tranquilidade e segurança ao gerir as finanças, além de construir um histórico mais positivo. 

Então, por que aguardar para conferir se o seu CPF está negativado e, finalmente, livrar-se dessas incômodas pendências que perturbam o seu descanso? Conte conosco caso aparecem dúvidas, ok? ? 

FAQ: Perguntas frequentes

Quanto tempo leva para o CPF ser negativado? 

Não existe um tempo fixo que leva o CPF ser negativado, pois cada empresa credora que define suas regras. Como forma de manter um bom relacionamento com o consumidor, o mais comum é que as empresas aguardem de 30 a 60 dias de atraso de uma conta antes de negativar um CPF. Neste período, a empresa credora irá fazer várias tentativas de cobrança e de negociação da pendência. Caso não tenha sucesso, aí sim ela manda o CPF para ser negativado e inscrito nos Órgãos de Proteção ao Crédito.  

Empréstimo para MEI com CPF Negativado, é possível conseguir? 

Conseguir um empréstimo quando o CPF está negativado, embora seja difícil, é uma possibilidade real. Veja aqui dicas de como contratar empréstimo para MEI negativado.  

Existe Cartão de Crédito para MEI com CPF Negativado? 

Sim, existe cartão para negativado para MEI! Apesar da aprovação ser mais complicada para quem tem PCF negativado, ainda existem empresas que são mais flexíveis e aprovam crédito mesmo para quem está com nome ou CNPJ sujo. Veja exemplos: cartão Superdigital, Cartão Proteste Mastercard e Cartão pré-pago Pagbank. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?